Museu de Ciências Naturais

Sobre a Logo

A logo do Museu de Ciências Naturais é representada pela tartaruga da espécie Hydromedusa tectifera, ou “cágado-pescoço-de-cobra” como é conhecida popularmente. Esta espécie apresenta um longo pescoço que recolhe lateralmente entre a carapaça e o plastrão. Atinge até 30cm de comprimento de carapaça, que é achatada e apresenta protuberâncias cônicas. A coloração da carapaça varia de marrom-escuro ao claro, e o plastrão geralmente amarelado.

É uma espécie encontrada em ambientes aquáticos do Estado do Paraná, habita ribeirões de águas cristalinas, córregos e rios com leito arenoso ou lodoso, cobertos por plantas aquáticas. Além do Paraná, distribui-se na região meridional da América do Sul. Em nosso país é típica do bioma da Floresta Atlântica, mas também é encontrada no Cerrado. Essa tartaruga é pouco conhecida pela população, pois dificilmente é vista em ambiente natural, permanecendo encoberta no leito dos cursos d ‘água.

A escolha desta espécie para representar a logo do MCN, se deve pelo fato das tartarugas serem consideradas animais carismáticos, e por esta espécie de tartaruga local ser pouco conhecida e estar ameaçada pela poluição e alterações em seu habitat.

Foto: Fernando Antonio Sedor
Foto: Fernando Antonio Sedor
Foto: Fernando Antonio Sedor